A edição bilíngue de "Na Prisão / Im Gefängnis" oferece um olhar íntimo sobre a agonia e o processo criativo do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918).
Formato
15,5 x 23
Páginas
88
Ano de Edição
2009
Edição
1ª
O livro reúne diários, desenhos e aquarelas que o artista produziu em 1912, durante os 24 dias em que esteve preso sob acusação de envolvimento com uma adolescente.
As dez imagens presentes na obra são um testemunho visceral da humilhação e do sofrimento de Schiele, que encontrou na arte seu único refúgio. Ele pintou e desenhou os poucos objetos à sua disposição na prisão distrital de Neulengbach, um ato que o levou a uma profunda reflexão: “Não me sinto punido, mas purificado!”.
Os diários revelam não apenas a intimidade de Schiele e seu processo criativo, mas também suas reflexões sobre a arte, críticas contundentes à moral burguesa da época e profundas declarações de amor.
Pela primeira vez no Brasil, a tradução integral e direta de Claudia Abeling desvenda os acontecimentos que de fato motivaram sua prisão. Além das aquarelas do artista, a edição é enriquecida com um “Prefácio Musical” do compositor Willy Corrêa de Oliveira, que explora sua peculiar conexão com este icônico artista do século passado.